sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Silêncio dos Inocentes



SINOPSE: O assassino em série Buffalo Bill anda aterrorizando o interior dos EUA. Suas vítimas são sempre mulheres, tendo as roupas rasgadas, a pele esfolada e ainda levam de brinde um casulo de borboleta inserido na garganta. Para resolver o misterioso caso, é convocada a agente em treinamento do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), que contará com uma ajuda nada ortodoxa - o doutor em psicologia, Hennibal Lecter (Anthony Hopkins) - na tentativa de compreender o perfil do assassino e assim encontrá-lo. Porém, o Dr. Lecter é também um assassino em série que tinha o costume de comer partes de suas vítimas.

MINHA ANÁLISE: O filme é ótimo! Transitando entre os gêneros policial, supense e até um toque de horror, todas as suas cenas funcionam. Com uma Jodie Foster mais do que inspirada, conseguimos sentir a tensão crescente ao longo da projeção, e claro, tememos pelas vítimas. Um filme já clássico!

MELHOR CENA: Sem dúvida a cena do primeiro encontro entre a agente Starling e o Dr. Lecter. Sentimos todo o pânico juntamente com Jodie Foster, enquanto ela desce um corredor lúgubre que a leva até dar de caras com Anthony Hopkins encarcerado. A cena é tensa e causa arrepios - vamos acompanhando lentamente todos os passos dados pela agente e conhecendo os demais prisioneiros. Apesar do pouco tempo em cena ao longo do filme, Hopkins brilha nessa em particular ao conversar com Foster... chega até a ser hilário, o momento em que ele exibe seus dentes, sentindo o "cheiro da presa" - com certeza, a cena que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, apesar de seu papel ser claramente de coadjuvante.
OSCAR: Em 1991, o Silêncio dos Inocentes conseguiu uma façanha - ganhou todos os 05 principais prêmios: Filme, Direção, Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster) e Roteiro. Para mim única ressalva realmente é com Anthony Hopkins, apesar de concordar que a atuação é brilhante, o seu papel tem pouco tempo de tela e para mim não é o centro da história, logo ele é coadjuvante.
Venceu 05: Filme, Direção, Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster) e Roteiro Adaptado.
Indicado também em: Edição e Som.

NOTA: 09 - poucos filmes transitam entre os gêneros policial, suspense e terror tão bem como esse!

Nenhum comentário: